Total de visualizações de página

sexta-feira, 18 de março de 2011

Só a escola pública tem espaço físico deficiente????



       O ano letivo iniciou. Temos dois sistemas de ensino: público e particular. O primeiro atualmente é visto como uma instituição desacreditada. O segundo é um meio que famílias de um poder aquisitivo maior encontram para suprir as necessidades que as escolas públicas não suprem.
         Buscando, a melhoria de ensino para nossos filhos, muitas vezes, esquecemos, que não basta custear uma escola para eles. É necessário ter uma visão de educação muito maior que aquela que estamos acostumados a ter.
A educação vai muito além de projetos, festinhas, passeios e outros eventos que as escolas costumam apresentar para os pais no seu calendário anual. Não estou afirmando que todos esses eventos não sejam importantes para o desenvolvimento da criança , ao contrário, é por meio deles, que as crianças se socializam e aprendem.
        Porém, o que chamo a atenção é que, esses eventos não sejam fatores determinantes na hora de escolher a instituição de ensino que seu filho irá estudar. Infelizmente, nós somos induzidos e conduzidos a valorizarmos o novo, mesmo sem conhecimentos dele, nos esquecemos dos fatores básicos para que ocorra o aprendizado. Os fatores básicos para uma boa aprendizagem são: gestão participativa, educadores capacitados, programação curricular adequada e uma boa estrutura escolar.
        Todos merecem atenção, mas devido a algumas observações feitas por mim o fator: “Estrutura Escolar” que diz respeito ao ambiente físico da escola merece, no momento, atenção especial.
         Atualmente, percebo que há uma grande ploriferação de pequenas escolas que atuam com a Pré-Escola e o Ensino Fundamental I(1º ao 5º ano).
Segundo o relatório da Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura, Unesco, o Brasil é o quinto país com maior índice de matrículas em escolas particulares, depois da Holanda, Botsuana, Coréia do Sul e Chile. As matrículas brasileiras se dão principalmente nos níveis primário e secundário.
Algumas pessoas vêm à escola apenas como um meio de ganhar dinheiro, deixando para trás todos os fatores importantes para uma boa aprendizagem.
          Alguns importantes fatos  me chamaram a atenção. Em algumas escolas bebedouros falsos ( garrafões de água mineral enchidos com água da torneira),banheiros sem sabonetes ou papel higiênico, iluminação inadequada, parques enferrujados,paredes com serias infiltrações entre outros.
 Segundo Piaget (apud KRAMER, 2000, p.29) “o desenvolvimento resulta de combinações entre que o organismo traz e as circunstâncias oferecidas pelo meio”.
Dessa forma, precisamos estar atentos, às escolas que nossos filhos estudam. Uma escola deficiente causa na criança insatisfações e, porque não, problemas de saúde. Considerando, que o homem é um ser em permanente relação com o meio e as coisas que o cercam. Esses problemas podem repercutir no seu aprendizado.
Enfim, nós pais, temos a obrigação de antes e depois de matricular os nossos filhos, sejam em escolas públicas ou principalmente nas escolas particulares ( vez que , colocamos nossos filhos em escola particulares para que ele usufrua dos fatores básicos necessários ao seu aprendizado) assegurar as condições básicas da estrutura que os filhos irão estudar.




       

4 comentários:

  1. com certeza, elisangela!
    Sou mãe e geralmente não percebemos pontos básicos e que farão a diferença no desenvolvimento do nosssos filhos.
    Adorei a chamada
    bjs

    ResponderExcluir
  2. Muito bom seu comnetário.
    temos muitas escolas sem estrutura alguma e acabamos colocando nossos filhos sem perceber a importancia de um bom espaço

    ResponderExcluir
  3. Sempre queremos colocar a culpa de nossos problemas em alguem , não sabendo que para que tudo isso venha ser mudado precisamos ser pais mais participativos nas escolas de nossos filhos , devemos ser amigos de nossos filhos e observar as amizades que eles estão andando na escola pois e isso que corrompe os bons custumes, escolas com estruturas nos temos, o que falta e nos unirmos a elas para colaborar com uma educação melhor para os nossos filhos.

    ResponderExcluir
  4. Muito bem Elisangela, gostei muito continue sendo o que vc é batalhadora e realista, bjs de uma pessoa que te admira muito Valdirene

    ResponderExcluir