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sexta-feira, 18 de março de 2011

Pais participativos, melhores resultados.


           Em meio a uma rotina cansativa de trabalho, muitas vezes, os pais, deixam de participarem ativamente da vida escolar dos seus filhos. Esquecem de indagar sobre sua vivência escolar, seja com seus colegas, professores ou funcionários da escola. Progredindo para a falta de interesse de saber como está o aprendizado deles.
 Como educadora, analiso essa situação com muita preocupação e tristeza. Nós educadoras estamos na maioria das vezes sozinhas tentando dar conta e prestar contas  desde os princípios básicos que devem ser adquiridos na família até ao aprendizado.Talvez, alguém diga que, a aprendizagem diz respeito apenas ao educador.Grande erro!          
  É dentro do contexto familiar e social que a aprendizagem da criança ganha sentido, ainda que, apodere-se dos conteúdos de forma individual. Acredito que o ambiente familiar contribui significativamente para o bom rendimento da criança, embora não seja fator único e determinante para o seu bom desempenho, vez que, a aprendizagem e o seu sucesso não dependem unicamente de um único fator.
Permito-me afirmar que, as crianças sofrem com a falta de interesse dos pais. Geralmente, elas vêem a figura deles como aqueles que só exigem, sem se importarem com as suas dificuldades. Nós educadores, ficamos cada dia mais impotentes diante das dificuldades tais como: problemas na aprendizagem, problemas de socialização, indisciplina, violência e até problemas afetivos. 
Quando os pais são chamados para ficar ciente dos problemas geralmente, não aparecem ou quando aparecem é com queixas infundadas como se o único culpado fosse apenas o professor ou o aluno. ”Ele não aprende porque não quer” essa é uma das frases mais ouvidas por mim, educadora, nas inúmeras escolas que lecionei.
Há situações que existe falta de interesse dos alunos, mas com certeza essa falta é ligada a outros problemas que poderiam ser amenizados ou resolvidos se houvessem uma maior interação entre pais e educadores.
 É imprescindível que os pais possam fazer parte da vida escolar dos seus filhos para que eles sintam-se amados e fomentados a obter sucesso. Guarde minutos do seu dia para perguntar: como foi o dia dele na escola, o que ele aprendeu, conte histórias, peçam para que lhe contem histórias também. Valorize cada descoberta deles, por mais “boba” que pareça pra você.
Falta de tempo não pode ser desculpa. Precisamos administrar o tempo para que possamos juntos formar cidadãos afetivos, responsáveis, críticos e de bons valores.




      


2 comentários:

  1. Andréa Reis de Souza, Pedagoga

    Maravilhoso canal de informação e troca de idéias! AMEI...
    Aproveito pra deixar aqui uma sugestão de leitura: Agora não, Bernardo! - que trata justamente da falta de tempo de parar pra ouvir o que o filho tem a dizer, falta de tempo para ouvir o que a professora, a corrdenação tem a dizer... muitas vezes é um pedido de socorro que deixamos passar batido e que pode refletir no desempenho escolar da criança, ou até mesmo no seu desenvolvimento e relacionamento... Ótima sacada esse texto, hein? Um assunto mais do que atual e necessário! Parabéns mais uma vez! Beijos...

    Andréa Reis de Souza

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  2. Ola Elisangela.

    Depois de ter lido e refletido tudo chego a conclusão que você esta verdadeiramente com a razão ,alguns pais achão que é dever dos professores educar seu filhos,e esquecem que a primeira educação começa em casa, nós nunca procuramos ver como é o espaço em que nossos filhos vão passar parte do seu tempo,apenas queremos que os professores façam sua parte sem si quer nós preocuparmos com a nossa.Agora vejo que antes de matricular nossos filhos em uma escola ,seja ela particular ou publica temos que trabalhar em conjunto com os professores,principalmente na rede publica.que sabemos que são 35 alunos para cada professores,e por mais que a educadora tente não coseguirar dar um ensino de qualidade sem a nossa ajuda.

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