Total de visualizações de página

sábado, 19 de março de 2011

Desfile de moda na escola.

Quem lembra do quichute, camiseta branca e  a calça jeans?
Pois é! Não dá pra sentir tanta saudade, afinal não era tão bonitinho quanto as sapatilhas rosadas, amareladas, esverdeadas, alaranjadas e todas as outras cores que fazem parte do "uniforme" atual. A calça jeans na sua maioria, um azul tão forte que desbotava  na lavagem. Ah! E a camiseta branca de algodão, que por mais branquinha que estivesse parecia algo desgastada e  alargada nas golas.
Lembraram?Se você é um leitor que nunca passou por essa experiência, posso garantir que se compararmos o fardamento escolar da década de 60,70 e 80 com os fardamentos atuais poderemos dizer que a escola atual sedia  um grande desfile de moda que, variam dos modelitos mais simples aos mais fashion.
O fardamento escolar é importante para a identificação do aluno, para a segurança, para agregá-los, ou seja, despertar neles o sentimento de pertencer a um grupo e evita que os alunos sejam separados por grupos econômicos, prevenindo situações problemáticas, como por exemplo: voltar pra casa por não estarem vestidos adequadamente.
A falta de padronização do fardamento escolar pode causar grandes transtornos aos alunos e educadores numa sala de aula, e ocasionar problemas que vão desde a inquietação até a separação desses alunos. As crianças que aparecem na escola com sapatilhas da moda, sapatos de super-heróis, roupas coloridas e inadequadas ao uso dentro da escola acabam se esquecendo das suas atividades escolares e passa a fazer comparações, indagações desnecessárias constrangendo umas as outras. Para exemplificar farei um breve relato de uma situação que ocorreu em sala de aula por conta da falta de fardamento padronizado.

Certo dia, uma aluna apareceu calçada com uma sapatilha da Barbie Ao chegar, a aluna, conseguiu atenção de todas as outras alunas. Começou então, uma disputa acirrada entre elas. Continuei observando a situação e saiam comentários como:”Eu tenho uma mais nova que essa.” A minha é melhor,vem com a passadeira e a bolsinha”.Duas alunas olhavam a disputa sem se intrometerem, até que, uma das alunas que faziam parte do grupo da disputa  disse a uma delas:”Você fica aí porque só tem esse tênis feio”.”Por que você não pede a sua mãe comprar pra você uma sandália que bem com a bolsinha?

A aluna do suposto “tênis feio” disse que não ligava e baixou a cabeça.
Como educadores, sabemos um pouco da vida de cada aluno. Percebendo que os pais dessa aluna proporcionavam para ela, o básico, por falta de condições financeiras, intervi na situação, e após o recreio tivemos uma aula sobre, consumo e respeito ao outro. Essa situação ocorreu no recreio, porém muitas vezes acabam sendo o assunto principal na hora da aula interferindo na aprendizagem.
Sendo assim, penso que precisamos uniformizar nossos alunos, nos conscientizar da importância do uso do uniforme, assim estaremos minimizando situações de violência e preconceito dentro das nossas escolas.
Não esqueçam que, é muito mais econômico manter os  filhos uniformizados.

2 comentários:

  1. Desfile de moda mesmo.A escola está cada vez pior.ninguém sabe quem é ou não é aluno

    ResponderExcluir
  2. O blog é um meio muito legal de informar aos pais a necessidade atuais dos seus filhos

    ResponderExcluir