Total de visualizações de página

terça-feira, 21 de junho de 2011

Classes multisseriadas na Zona Urbana.



        Quais as conseqüências de manter um filho numa escola que as turmas são multiseriadas, ou seja, trabalham com alunos de idades e níveis educacionais diferentes?
       Escolas assim existem para proporcionar a população que moram na Zona Rural o acesso à educação. Nessas áreas o baixo número de alunos torna inviável a abertura de turmas com séries especificas.
        Na sua pesquisa de doutorado Márcio Azevedo, explica que as primeiras evidências de escolas brasileiras com essa organização são do período imperial. “A Instrução Elementar orientava que as escolas aplicassem o método mútuo ou ensino por meio da monitoria, cujo modelo foi exportado da Inglaterra”,
       Porém, baseada em algumas experiências e leituras posso afirmar que escolas particulares da Zona Urbana e no séc. XXI adotam essa mesma organização. Isso acontece pelo seguinte motivo, as escolas não formam turmas especificas, então, acabam agrupando alunos de séries diferentes.
      Penso que, quando colocamos nossos filhos em escolas particulares é para fugir de um sistema educacional que não funciona. Como já citei em outros textos, existem escolas comprometidas com a educação, mas infelizmente, muitas ainda, por serem de pequeno porte ou sem comprometimento com a educação acabam utilizando salas multisseriadas.Para mim esse tipo de organização traz problemas tanto para o educador quanto para o educando.Por quê?
        Márcio Azevedo diz: “Evidentemente que as práticas pedagógicas numa turma multisseriada não podem ser concebidas, planejadas, executadas e avaliadas da mesma forma como se faz numa sala seriada, mas é isso que ainda ocorre, na maioria das vezes”, acredita o professor. Em sua opinião, isso gera sobrecarga no trabalho docente e no processo de ensino-aprendizagem.
        Creio ser impossível fazer um bom trabalho com crianças de níveis de aprendizagem diferentes numa mesma sala.
Abaixo relatarei uma observação feita por mim em sala de aula que a educadora ensinava uma turma de 3º e 4º ano.

"A educadora solicita para os alunos do 3º ano abrirem os livros didáticos e pede que os alunos do 4º ano fiquem quietos, enquanto, os alunos do 3º ano abrem os livros as crianças do 4º ano ficam impacientes, começam a conversar uns com os outros.Enquanto isso,os alunos do 3º ano se desconcentram porque não conseguem se concentrar com o barulho dos alunos do 4º ano.Em seguida, a educadora escreve na lousa a atividade para os alunos do 3º ano. Durante todo esse tempo os alunos do 4º ano conversam o tempo inteiro. Após o término com o 3º ano, ela solicita  que os alunos do 4º ano abram o livro para correção da atividade. A educadora começa a corrigir a atividade em voz alta com a turma do 4º ano. Assim,começa o incômodo da turma do 3º ano que estava copiando a atividade na lousa...
Perceberam?
       Nessa turma não há: metodologias especificas, um plano de ação adequado, atenção individualizada ao aluno e concentração. É quase impossível fazer um bom trabalho sem os itens citados acima..O que se ganha é um educador exausto e sem resultados, alunos dispersos e sem aprendizado.
Pergunto: Será que houve algum aprendizado em ambas as turmas?O que você consegue perceber nessa situação acima?Fica a reflexão.
Pais, ao colocar os seus filhos nas escolas não aceitem esse tipo de situação. Se pudemos exigir algo melhor por que nos conformamos com situações como essa?cada atitude nossa mudará a educação brasileira.O processo é lento.Mas com bons resultados.

























































.

7 comentários:

  1. Com certeza, esse método é completamente prejudicial à evolução educacional de nossos filhos.
    Sou testemunha disso, pois a minha filha sempre foi muito atenciosa e com muita facilidade no aprendizado, mas atualmente tem sido muito prejudicada com esse método de ensino na escola que está atualmente. Não recomendo a nenhum pai a colocar seus filhos em escola com esse método de ensino. Tento hoje reparar um erro que cometi dando o meu melhor em casa, para que ela não venha ter consequências futuras. Estejam atentos pais e mães !

    ResponderExcluir
  2. Elisangela, de vc eu só poderia esperar esse comprometimento com a educação.
    Maravilhoso.Nós pais esperamos algo que nos dê suporte e vc está nos dando um pouco de segurança para lidar com a educação dos nossos filhos.
    Claro que o aprendizado de uma turma dessa não será igual a uma turma com apenas uma série...

    ResponderExcluir
  3. Realmente numa sala de aula com alunos da mesma série já fica difícil imagine numa situação dessa onde coloca séries diferentes e totalmente absurdo, mas temos que ver pelo outro lado, se não fosse assim muitas crianças ficariam sem estudar por falta de local para acomodarem a todas,então essa e aforma que na logica dele e certa. Mas deveriam pensar em outra maneira como um dia de cada série ter aula seria bem melhor pra todos ....

    ResponderExcluir
  4. Mas,estamos falando da escola particular.Qdo optamos por ela ñ queremos classes multisseriadas para nossos filhos.Entende??..rsrs
    No interior entendemos.

    ResponderExcluir
  5. Olá Elisangela. Eu estou pesquisando escolas multisseriadas e processos de nucleação em um mestrado em educação e vejo que há muita coisa negativa sobre as escolas multisseriadas, mas também notei me minha pesquisa coisas muito boas e que em salas seriadas inexistem como a troca e a ajuda mutua, que você mesma já descreveu de onde vem. Gostaria de fazer algumas perguntas a você e seus leitores, elas me ajudariam a entender um pouco mais da situação dessas escolas no país.

    Você não acha que a troca de experiências entre as próprias crianças seria um benefício? Será que não é o método do professor que numa sala cheia de diferentes tenta aplicar um método para "iguais"?
    Será mesmo que as escolas multisseriadas são responsáveis pelo baixo aprendizado?


    ResponderExcluir
  6. Matricule minha filha em uma escola partícula, que omitiu essa informação (multisseriadas). Na turma dela tem crianças do 6° , 7° e somente ela no 8° ano. Estou mudando ela de escola por esse motivo , estou me sentindo lezada por todo investimento .

    ResponderExcluir
  7. Matricule minha filha em uma escola partícula, que omitiu essa informação (multisseriadas). Na turma dela tem crianças do 6° , 7° e somente ela no 8° ano. Estou mudando ela de escola por esse motivo , estou me sentindo lezada por todo investimento .

    ResponderExcluir