Total de visualizações de página

segunda-feira, 13 de junho de 2011

Letra Cursiva ou Bastão?

        Certo dia, uma amiga, disse para mim que a alfabetização do filho dela estava sendo uma droga. Perguntei pra ela: Por que você se referia assim ao aprendizado do seu filho?
        Ela respondeu: “Ele não escreve com letra normal (ela quis fazer referência letra cursiva ) ele só usa letras de forma e a professora não reclama.”                     

           Pais,
           Esse é um grande questionamento dos pais quando seus filhos estão em processo de aquisição da leitura e escrita. Baseada, na minha experiência de ex-educadora de alfabetização e fundamentada em alguns teóricos, posso dizer para as mães que, é perfeitamente normal trabalhar primeiro com as letras em caixa alta,ou seja,bastão.
          A maioria das crianças, principalmente, aquelas que não tiveram uma preparação da sua coordenação motora pode encontrar sérias dificuldades para escrever primeiro, com a letra cursiva.
         Pais, é na alfabetização que nossas crianças começam o processo de aperfeiçoar seus rabiscos e formar as letras.Elas ainda estãe desenvolvendo sua coordenação motora. É muito mais fácil para ela, principalmente, porque as letras são individuais e podem ser escritas uma por vez e o traço dessas letras parecem pauzinhos, ou seja, linhas verticais, horizontais e inclinadas. Enquanto, a letra cursiva requer mais preparação motora e uma maior rapidez (agilidade)na hora de fazê-las.
         Sabrina Vilarinho Graduada em Letras afrima que: “O traçado simples das letras de fôrma dão maior liberdade no ato da escrita, ao contrário das “letras de mão” que precisam de uma organização maior. O ato de ligar uma letra a outra também dificulta o processo, pois anula a ação de tirar o lápis do papel e investir as forças na próxima letra, o que ordena um esforço motor maior.”
        Então, pais tenham paciência os seus filhos, eles irão aprender a letra cursiva no momento certo, quando suas habilidades motoras estiverem “maduras”. Cagliari (1999, p. 104) afirma que [...] é essencial que os alunos aprendam (e pratiquem) primeiro a escrita e ponham-se a escrever como eles acham que deve ser.
        Ainda de acordo com Tafner e Fischer (2001, p.19),O mundo está escrito em letras de forma. O mesmo mundo onde a criança vive cresce e aprende. Não espere dela um desenvolvimento pleno em cursivas quando tudo o que ela lê em torno dela é escrito com letras de forma. As letras de forma são naturais para ela, pois fazem parte do seu mundo.
         A coordenação motora fina do seu filho pode ser trabalhada em casa.
        No site Terapeuta Ocupacional Infantil especiaIista Integração Sensorial, MétodoTeacch e Conceito Neuroevolutivo Bobath Infantil encontrei dicas para trabalhar a coordenação motora fina. Verifiquem no site: http://johannaterapeutaocupacional.blogspot.com/search/label/Exerc%C3%ADcios%20de%20coordena%C3%A7%C3%A3o%20motora%20fina
        Porém não posso deixar de dizer que existem educadores que preferem começar pela letra cursiva porque segundo eles será complicado em meios a tantos afazares será complicado essa transição de uma letra para outra..Cada escola acredita em uma metodologia,então para evitar problemas futuros antes de matricular o seu filho(a) procurem saber como a escola trabalha e o porquê.



2 comentários:

  1. Maria Paula (educadora)13 de junho de 2011 às 13:18

    Olá amiga,
    Trabalhamnos juntas,lembra?
    voc~e tem toda razão.Precisamos criar meios de orientar os pais.deveria ter palestras de formação para pais.
    Eles contestam porque não fazem ideia como seus filhos são ensinados.Precisamos mudar essa realidade.
    Desde quando vi você, percebi que voc~e seria mais uma a favor da educação.

    ResponderExcluir
  2. Joana (estudante de Pedagogia)13 de junho de 2011 às 13:21

    As crianças chegam na escola aos 6 anos sem saber nem abrir o seu próprio lanche.É complicado o processo de aprendizagem ,principalmente, porque não temos os pais conosco.Pais que entendam o nosso trabalho.

    ResponderExcluir