Total de visualizações de página

domingo, 11 de dezembro de 2011

A escolha da escola do seu filho.

           Estamos chegando ao final de mais um ano letivo. Passei o ano tentando apresentar no meu blog algumas dicas sobre educação.
           Espero ter ajudado e algum dos meus textos tenha sido útil.
         Para o início do ano  de 2012 recomendo atenção dos pais para a escolha da escola dos seus filhos. Educação é essencial para todos, portanto, existem detalhes que merecem ser levados a sério. Não serei repetitiva porque já postei algumas dicas em textos anteriores. Verifiquem as postagens antigas servirão de auxilio para pais e responsáveis preocupados coma educação.
            Entretanto, farei outras recomendações m para aqueles que não disponibilizam de tempo para recorrer aos outros textos.
  
  • Busquem informações sobre o tipo da linha pedagógica (construtivista, Montessoriana, tradicional entre outras) da escola. Caso não tenham entendimento, procurem informações. Informem-se como é realizado o trabalho durante o ano letivo, ou seja, quais os ideais da escola. Agindo assim, evitamos desgastes posteriores.

  • Solicitem o Regimento Escolar para ler (o documento que  contém o conjunto de regras que determinam a organização administrativa, didática, pedagógica, disciplinar, estabelecendo a forma de trabalho, as normas para realizá-lo, assim como os direitos e deveres de todos que convivem no ambiente. Define os objetivos da escola, os níveis de ensino que oferece e como ela opera. Divide as responsabilidades e atribuições de cada pessoa, evitando que o gestor concentre todas as ordens, todo o trabalho nas suas mãos, determinando sem democracia, o que cada um deve fazer e como deve fazer. 

  • Se o aluno é considerado como único, se a educação é voltada para autonomia do aluno,se a escola tem trabalhos voltados para os valores humanos entre outros.

  • A estrutura do colégio é agradável. 

  • Coloquem seus filhos numa escola acessível ao seu bolso. Dessa forma, evitam-se problemas futuros que possam interferir no desenvolvimento deles.

  •   Verifiquem se os educadores são pedagogos e habilitados a lecionar no escolar do seu filho. Pode não ser garantia de um ótimo ensino, mas com certeza poderá ajudar para seu filho ter um bom aprendizado.


               Cumprindo algumas regras básicas estaremos melhorando a educação das nossas crianças.

Obs: Alguns dos cuidados devem ser tomados, também, pelos pais que têm filhos nas escolas publicas, se vigiássemos mais, com certeza, a educação seria melhor. Temos agido erroneamente quando dizemos que na escola pública não podemos assegurar os direitos das nossas crianças .Estão equivocados, pais presentes ,críticos e preocupados podem ajudar na fiscalização da educação no ambiente público também.

Beijos
Bom inicio de ano letivo.